A tradicional festa julina de São Sebastião ganha novo formato em 2025. De 11 a 20 de julho, o Arraiá Caiçara movimenta o Complexo Turístico da Rua da Praia com cenografia temática, shows, comidas típicas e ações culturais. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundass.
Neste ano, o evento aposta na criação da “Vila Junina” — estrutura cenográfica pintada à mão por artistas locais, que mistura referências da cultura nordestina com elementos da identidade caiçara. Mais de 40 barracas compõem a área gastronômica, com pratos tradicionais dos festejos juninos e da culinária local.
A programação vai das 17h às 23h, com shows musicais diários, apresentações de quadrilhas, oficinas, teatro, pescaria solidária e atrações para crianças, como o “Arraiá do Chico Bento”. O evento também é pet friendly e conta com o estúdio ao vivo da Rádio Morada Litoral, que fará transmissões, entrevistas e pocket shows no local.
Festival Sertanejo bate recorde de inscritos
Entre os destaques está o Festival Sertanejo, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de julho, às 20h. O concurso bateu recorde de inscrições com 46 participantes — 37 solos e 9 duplas — que irão interpretar clássicos da música sertaneja. A disputa terá premiação em dinheiro.
Casa Caiçara resgata memória cultural
Outro espaço de destaque é a Casa Caiçara, aberta ao público das 18h às 22h. No local, o visitante poderá conhecer o modo de vida tradicional do litoral paulista, com apresentações culturais, histórias e degustações de comidas típicas.
Arraiá também terá ação social
Durante todos os dias do Arraiá, o Fundo Social de São Sebastião arrecadará alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar) no Estacionamento Solidário, instalado ao lado do palco. As doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Com patrocínio da Ambev, o Arraiá Caiçara 2025 tem entrada gratuita e programação para toda a família.
Fonte:Redação