A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de tempestade e ventos intensos para o Litoral Norte, entre a noite desta sexta-feira (7) e o sábado (8).
As rajadas podem atingir até 115 km/h em cidades como São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.
Segundo o órgão, a instabilidade é provocada pela passagem de um ciclone extratropical pelo litoral Sudeste. O fenômeno deve intensificar áreas de chuva e provocar ventania, raios, granizo isolado e microexplosões — fenômenos localizados de vento muito forte e repentino.
“Com a combinação de calor pré-frontal, avanço de frente fria e circulação do ciclone extratropical, há condições para tempestades severas, com destaque para granizo isolado, raios frequentes e rajadas de vento extremas”, informou a Defesa Civil.
O órgão alerta que rajadas acima de 70 km/h já são capazes de causar quedas de árvores, destelhamentos e interrupções de energia elétrica, e que acima de 100 km/h o risco de danos estruturais e alagamentos aumenta de forma significativa.
Apesar de a previsão de chuva ser de volume médio, a Defesa Civil ressalta que as pancadas podem ser fortes e rápidas, com risco de enxurradas, alagamentos pontuais e deslizamentos em áreas de encosta e locais de risco.
Para coordenar as ações de resposta, o governo estadual vai ativar o Gabinete de Crise neste sábado (8), com participação de órgãos de segurança pública e concessionárias de serviços essenciais.
Orientações à população
- Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
- Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
- Evite áreas abertas, contato com estruturas metálicas e água durante tempestades;
- Nunca atravesse áreas alagadas;
- Em caso de emergência, acione Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
Fonte:Redação
















