A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou, na quarta-feira (3), a edição 2025 do Empreenda Caraguá, que segue até sábado (6), na Praça da Cultura, no Centro. O evento é realizado em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), com abertura ao público a partir das 13h.
Na cerimônia de abertura, o prefeito Mateus Silva apresentou o projeto do novo Complexo Turístico do Camaroeiro e do Morro de Santo Antônio, que prevê restaurante, área de lazer, parquinho infantil, teleférico e roda-gigante. A instalação e manutenção das estruturas serão executadas pela iniciativa privada por meio de concessão de 30 anos.
O prefeito afirmou que o evento foi reformulado para esta edição, com ampliação de espaço, novas dinâmicas e parcerias. Ele destacou iniciativas voltadas a microempreendedores, como a Estação MEI e o programa Caraguá Delas. “O Governo Federal está nos ajudando e não há aporte de recursos municipais neste evento”, disse.
Durante a apresentação, o prefeito também anunciou a abertura de licitação para implantação de um novo teleférico na cidade e informou que Caraguatatuba alcançou a marca de 1.000 projetos de construção aprovados em 2025, número considerado histórico pela administração.
Nesta edição, o Empreenda Caraguá reúne 120 expositores, distribuídos entre 80 empresas de diferentes portes, 20 microempreendedores da Estação MEI e 20 microempreendedoras da Caraguá Delas. Oito estandes foram reservados para empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
A programação inclui rodadas de negócios e crédito, workshops, palestras e praça de alimentação, em estrutura coberta. Visitantes podem se credenciar gratuitamente no site empreenda.caraguatatuba.sp.gov.br. O evento também transmite podcasts ao vivo no canal CaraguatatubaOficial, no YouTube.
O Empreenda Caraguá é organizado pelas secretarias municipais de Administração, Governo e Turismo, com apoio do Memp.
Fonte:Foto: Hugo Labanca | PMC















