ad

Porto de São Sebastião estuda criação de base offshore para apoio a operações de petróleo e gás

ECONOMIA LOCAL14/07/2025 08h55
porto-sao-sebastiao-1320x743_1.jpg

O Porto de São Sebastião está realizando um estudo de viabilidade para a implantação da primeira base offshore dedicada ao apoio logístico de operações de petróleo e gás no Estado de São Paulo. A informação foi divulgada pelos canais oficiais da Companhia Docas de São Sebastião, que detalhou que o projeto está em fase de análise e poderá levar até três anos para ser aprovado e implementado.

A Companhia Docas destaca que a iniciativa visa atrair operações que atualmente partem do Rio de Janeiro, além de gerar novos empregos e impulsionar a economia paulista. No momento, o projeto está sendo analisado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Com a criação da base offshore em São Sebastião, o apoio logístico às operações de extração de petróleo nos campos da Bacia de Santos seria otimizado, resultando em uma redução de custos. Atualmente, essas operações são atendidas por bases localizadas no Rio de Janeiro, que já estariam operando no limite de sua capacidade.

Além da análise do Governo do Estado, o projeto também será submetido à avaliação do Ministério de Portos e Aeroportos. Após essas fases, o processo seguirá com uma consulta pública e um leilão para a escolha da empresa responsável pelo investimento.

Fonte:Redação

Mais Notícias