A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), concluiu na última semana o ciclo das três Pré-Conferências Municipais de Assistência Social. Os encontros foram realizados nas três regiões da cidade — Costa Norte, Costa Sul e Região Central — e tiveram como objetivo discutir, junto à população, a situação das políticas públicas de assistência social e propor melhorias para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Mais de 170 pessoas participaram das pré-conferências, entre usuários dos serviços, trabalhadores do setor público e representantes da sociedade civil. Ao todo, foram registradas 102 propostas: 71 voltadas ao município, 15 ao Governo do Estado e 16 à União. Todas serão apresentadas durante a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Sebastião, que acontece nos dias 4 e 5 de julho, na Escola Municipal Patrícia Viviani Santana, no bairro Topolândia, região central.
Entre as sugestões apresentadas estão a implantação de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Juquehy, na Costa Sul, a criação de novos serviços para crianças e adolescentes, a oferta de capacitações continuadas para os profissionais da área e a realização de concurso público para reforçar os quadros da assistência social.
A Conferência terá início na sexta-feira (4), às 18h, com a abertura oficial. No sábado (5), a programação começa às 8h, com credenciamento, coffee break, mesa de abertura e leitura do regimento. Às 9h30, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para discutir os cinco eixos temáticos do evento:
Universalização do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades;
Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Proteção social, segurança de renda e inclusão social;
Gestão Democrática e Comunicação no SUAS: Participação social e transparência;
Sustentabilidade Financeira e Cofinanciamento: Garantia de recursos e equidade no financiamento do SUAS.
Após o intervalo previsto para as 11h30, será realizada a plenária final para deliberação das propostas. A eleição dos delegados municipais está marcada para as 13h30, com encerramento previsto às 14h. Serão escolhidos quatro representantes: dois titulares e dois suplentes, que participarão das conferências estadual (entre 25 de agosto e 8 de outubro) e federal (de 6 a 9 de dezembro de 2025).
Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, localizada na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 391 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (12) 3892-1480 ou pelo e-mail sedes@saosebastiao.sp.gov.br.
Fonte:Redação