O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (3) a distribuição de 2 mil novas ampolas de álcool etílico absoluto aos hospitais de referência no atendimento a casos de intoxicação por metanol. O produto será encaminhado aos Hospitais das Clínicas de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto, que já contavam com 500 unidades disponíveis.
“As primeiras horas após a ingestão de bebida alcoólica contaminada são decisivas para salvar vidas e o Estado de São Paulo está preparado com estoque do antídoto contra intoxicação por metanol”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva.
O etanol farmacêutico é utilizado como alternativa ao fomepizol — considerado o tratamento de referência internacional, mas indisponível no mercado brasileiro. A substância age bloqueando a conversão do metanol em ácido fórmico, responsável pelos efeitos mais graves da intoxicação, como cegueira, falência de órgãos e morte.
Enquanto busca ampliar estoques de etanol, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acionou autoridades reguladoras de países como Estados Unidos, União Europeia, Japão, Canadá e Argentina para acelerar a importação do fomepizol.
Fonte:Redação
















