As cidades de São Vicente, Santos e Praia Grande concentram a maior parte das praias classificadas como impróprias para banho no litoral paulista, segundo o boletim de balneabilidade da Cetesb.
Na Baixada Santista, 15 praias estão impróprias. No Litoral Norte, outras nove praias também não são recomendadas para banho de mar.
Em São Vicente, três das seis praias monitoradas estão impróprias. Em Santos, quatro de sete apresentam restrição. Na Praia Grande, cinco das 12 praias foram classificadas como inadequadas. Guarujá registra duas praias impróprias entre sete, e Itanhaém, uma entre 12.
No Litoral Norte, há uma praia imprópria em São Sebastião, duas em Caraguatatuba, três em Ilhabela e três em Ubatuba, entre as 105 praias monitoradas na região.
No boletim mais recente, 151 praias do estado foram classificadas como próprias para banho. A Cetesb atribui a recorrência do problema à infraestrutura sanitária limitada e ao aumento da carga de esgoto durante o período de férias.
O monitoramento é baseado na presença de bactérias do grupo Enterococos, indicadoras de contaminação por esgoto. A companhia recomenda evitar o banho de mar após chuvas fortes e em áreas próximas a rios e canais.
Fonte:Agência Brasil















