A Defesa Civil estadual emitiu um alerta severo para risco de chuva forte em Caraguatatuba e Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (24). Ainda não há confirmação sobre notificações para outras cidades da região.
A mensagem apareceu nos celulares com aviso sonoro e vibração. No texto, o órgão informou que há chuva forte persistente e risco alto de alagamentos e deslizamentos nas próximas horas, orientando moradores a permanecerem em local seguro.
Em Ubatuba, o volume acumulado chegou a 180 milímetros em 24 horas, o maior índice registrado no estado. O valor corresponde a mais da metade da média mensal da cidade, que é de 263,6 milímetros.
O alerta faz parte do sistema federal de avisos de desastres, criado para orientar a população em situações de risco. O modelo utiliza a tecnologia conhecida como cellbroadcast, que envia mensagens de emergência diretamente para os celulares e sobrepõe qualquer conteúdo na tela.
As 46 cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região bragantina seguem em alerta para tempestades. A previsão indica chuva intensa, ventos de até 100 km/h, risco de queda de granizo, queda de árvores, alagamentos e enxurradas.
Em situações de emergência, os moradores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.
O sistema nacional de alertas começou a funcionar no fim de 2024. A tecnologia permite que cada estado envie mensagens conforme a localização dos celulares e o nível de risco para enchentes, deslizamentos e outros desastres. O aviso chega mesmo com o aparelho no modo silencioso e permanece na tela até ser confirmado.
Para receber os alertas, é necessário ter um celular fabricado após 2020 com compatibilidade para redes 4G ou 5G.
Fonte:Redação















