A EDP, distribuidora de energia elétrica que atende 2,2 milhões de clientes no Estado de São Paulo, apresentou nesta quarta-feira (1º) o Plano Verão 25/26, com destaque para os investimentos destinados ao Litoral Norte. O objetivo é enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e garantir mais segurança no fornecimento de energia durante o período de maior demanda.
Entre as ações previstas, a companhia anunciou a ampliação da subestação de Maresias, em São Sebastião, medida que aumenta a flexibilidade operativa da região e permite redundância no atendimento em caso de ocorrências na rede. A empresa também manterá equipes técnicas alocadas em pontos estratégicos de São Sebastião e Caraguatatuba durante a alta temporada, para agilizar a resposta em situações emergenciais.
O plano contempla investimentos de R$ 750 milhões em 2025 em toda a área de concessão, que inclui Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O pacote faz parte de um aporte de R$ 5 bilhões até 2030.
“Estamos em um novo cenário climático, com eventos cada vez mais extremos. Para mitigar os impactos, nossa estratégia é atuar de forma antecipada e em sinergia com o poder público”, disse Dyogenes Rosi, diretor-presidente de distribuição da EDP.
Nos últimos anos, o Litoral Norte foi duramente afetado por chuvas, ventos fortes e quedas de energia, como na tragédia de fevereiro de 2023 em São Sebastião e nos temporais de julho de 2025. O reforço anunciado busca evitar que episódios semelhantes causem grandes impactos no abastecimento de energia.
Fonte:Redação















