A cidade de Ilhabela foi o primeiro porto brasileiro a receber o veleiro escola Fraternidade após a conclusão de uma das rotas mais desafiadoras da navegação mundial: a travessia do Ártico Siberiano, pela Passagem Nordeste.
Com o feito, a embarcação se tornou a primeira de bandeira brasileira, e também das Américas, a completar o percurso, considerado um dos mais extremos do planeta por conta das baixas temperaturas, do gelo e das condições severas de navegação.
A chegada ocorreu na sexta-feira (30). No dia seguinte, o comandante Aleixo Belov participou de um encontro com o público no Yacht Club de Ilhabela, onde relatou os desafios técnicos e humanos enfrentados durante a expedição.
Nesta quarta-feira (4), o Fraternidade retomou a viagem rumo ao Rio de Janeiro. A saída foi acompanhada pelo navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, antes do retorno final a Salvador.
Reconhecida como Capital Nacional da Vela, Ilhabela volta a figurar como ponto estratégico para grandes expedições marítimas e histórias ligadas ao esporte e à navegação oceânica.
Fonte:Prefeitura de Ilhabela















