As quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo seguem em alerta para risco de deslizamentos, alagamentos e outros transtornos provocados pela chuva nesta terça-feira (25). Caraguatatuba recebeu na noite de segunda (24) um alerta extremo da Defesa Civil, indicando risco elevado de deslizamentos em razão do acumulado das últimas horas.
A notificação, enviada diretamente aos celulares, orientou moradores a buscarem áreas seguras. O sistema de alertas do governo federal, que começou a operar no fim de 2024, utiliza a localização dos aparelhos para direcionar avisos conforme o nível de risco climático.
Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Caraguatatuba e Ubatuba estão em nível laranja, que representa alto risco para deslizamentos e alagamentos. São Sebastião e Ilhabela aparecem em nível amarelo, de risco moderado.
Ubatuba concentrou o maior volume de chuva das últimas 48 horas: a estação do bairro Tenório registrou 243 mm, quase alcançando a média prevista para todo o mês de novembro (263 mm). Em Caraguatatuba, o maior acumulado foi na região da Fazenda Serra Mar (165 mm). São Sebastião registrou 109 mm em Barequeçaba, e Ilhabela, 112 mm no bairro Barra Velha.
A chuva forte provocou alagamento em uma residência e quatro quedas de árvores em Caraguatatuba, sem feridos. Em Ubatuba, a Defesa Civil informou que nenhuma escola teve aulas suspensas nesta terça e que o monitoramento segue ativo. Não há registros de danos significativos nas demais cidades.
Fonte:Redação















