A Polícia Civil procura três homens suspeitos de furtar uma placa de bronze do Obelisco localizado na Praça Doutor Cândido Motta, na região central de Caraguatatuba. O crime ocorreu na madrugada desta terça-feira (13).
Segundo informações da Prefeitura de Caraguatatuba, imagens captadas pelas câmeras do Centro de Operações Integradas (COI) mostram o momento em que os suspeitos se aproximam do monumento, retiram a placa que identifica o Obelisco e deixam o local levando o objeto. As imagens não foram divulgadas, mas já integram o inquérito policial.
A placa furtada faz parte da estrutura original do monumento e é considerada um bem de valor histórico, artístico e cultural para o município. O caso foi registrado como furto e dano a bem de valor artístico, arqueológico ou histórico.
De acordo com a Polícia Civil, o material obtido pelas câmeras será analisado para tentar identificar os envolvidos no crime.
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), responsável pela gestão do patrimônio cultural da cidade, acompanha o caso. Em nota, a fundação alertou que a subtração, comercialização ou aquisição de peças de origem ilícita configura crime.
O Obelisco é considerado um dos marcos históricos de Caraguatatuba e integra o conjunto de monumentos que preservam a memória urbana do município.
Fonte:PREFEITURA DE CARAGUATATUBA















