A Receita Federal paga nesta segunda-feira (30) o segundo lote da restituição do Imposto de Renda de 2025. Somente no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, 99.596 contribuintes devem receber os valores, que somam R$ 151,8 milhões.
No total, mais de 6,5 milhões de brasileiros serão contemplados nesta etapa, com um montante que ultrapassa R$ 11 bilhões em todo o país. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
A liberação segue o calendário tradicional da Receita, com cinco lotes distribuídos até setembro:
1º lote: 30 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 29 de agosto
5º lote: 30 de setembro
Para saber se está entre os beneficiados, o contribuinte deve acessar o portal da Receita Federal e entrar na área “Meu Imposto de Renda”, onde é possível consultar diretamente o status da restituição. O serviço também está disponível no aplicativo oficial da Receita para celulares e tablets.
Caso haja pendências, o sistema permite a retificação da declaração, etapa necessária para a liberação dos valores.
Em nota, o Fisco reforça que o crédito só é feito em conta bancária de titularidade do contribuinte. Se houver erro nas informações ou se a conta estiver inativa, o valor não é transferido. Nesses casos, é possível reagendar o pagamento diretamente no site do Banco do Brasil, ou pelos telefones:
4004-0001 (capitais)
0800-729-0001 (demais localidades)
0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)
Para reagendar, o contribuinte deve ter em mãos o número do recibo da declaração e o valor da restituição.
O crédito ficará disponível para resgate por até um ano. Após esse prazo, será necessário fazer um requerimento via Portal e-CAC.
Fonte:Redação