A Prefeitura de São Sebastião deu início nesta semana a uma campanha itinerante para ampliar a cobertura vacinal contra a gripe no município. A ação é coordenada pela Vigilância Epidemiológica em parceria com o Departamento de Políticas Públicas, ambos ligados à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
O objetivo é alcançar a meta mínima de 92% de cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Sesau, a cobertura ainda está abaixo do ideal, especialmente entre gestantes e crianças.
Desde a última terça-feira (8), equipes de saúde estão levando a estrutura de vacinação para pontos estratégicos da cidade. A primeira parada foi no estacionamento da farmácia Droga Raia, no cruzamento das avenidas Duque de Caxias e Guarda Mor Lobo Viana, área de grande circulação no centro.
Nesta sexta-feira (11), a tenda da saúde foi instalada na Feira Livre da Vila Amélia, na esquina das ruas Armando Salles de Oliveira e Ilhabela, próxima ao 1º Distrito Policial. A próxima ação será neste domingo (13), na Feira Livre da Costa Norte, no bairro Canto do Mar.
“Estamos com pouco mais de 40% da cobertura vacinal. Ainda não atingimos a meta nos grupos prioritários, como gestantes e crianças. Por isso, essa ação reforça a importância da vacina”, explicou a enfermeira Alana Framba, chefe da Vigilância Epidemiológica na Região Central e Costa Norte.
Além da aplicação da vacina contra Influenza, os moradores também têm acesso a testes rápidos para sífilis, HIV, hepatites B e C, além de aferição de glicemia e pressão arterial.
A campanha segue nos próximos dias em novos pontos da cidade, com foco em ampliar o acesso da população às vacinas e aos serviços básicos de prevenção.
Fonte:Redação