São Sebastião reforça ações contra dengue após índice de infestação chegar a 1,74

Saúde13/11/2025 13h35
pmss.jpeg

A Prefeitura de São Sebastião vai intensificar as ações de prevenção à dengue após a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de outubro registrar índice de 1,74. O resultado coloca o município em estado de alerta, segundo classificação do Ministério da Saúde.

A ADL é realizada quatro vezes por ano, em janeiro, abril, julho e outubro, e orienta o planejamento das ações de combate ao Aedes aegypti. Pelos parâmetros federais, índices de até 1% são considerados satisfatórios; de 1,1% a 3,9%, alerta; e acima de 4%, alto risco para epidemia.

Em São Sebastião, o levantamento avaliou cinco áreas. As maiores taxas foram registradas entre o Canto do Mar e o Pontal da Cruz; entre o Guaecá e Maresias; e entre Boiçucanga e Baleia Verde. Cerca de 2.600 imóveis foram vistoriados pelos agentes de endemias.

Os principais criadouros encontrados foram recipientes móveis utilizados pelos moradores, como vasos, baldes e latas. A ADL consiste na vistoria de cerca de dez residências por quarteirão sorteado, com coleta de larvas para identificação.

De 1º de janeiro a 10 de novembro, o município registrou 7.871 notificações de dengue. Do total, 1.405 casos foram confirmados e 6.466 descartados. Foram registrados dois óbitos.

A Secretaria de Saúde reforça que a prevenção depende também da população. Entre as orientações estão o descarte correto de recipientes, a manutenção de caixas d’água e calhas, e o uso constante de repelente.

Fonte:Redação

Mais Notícias