A Prefeitura de São Sebastião mobilizou uma operação de pronta-resposta após o município ser atingido por um fenômeno meteorológico severo na noite de segunda-feira (19). Rajadas de vento chegaram a 67 km/h e o acumulado de chuva alcançou 104 milímetros em 24 horas, com maior impacto na região de Boiçucanga.
Segundo o balanço oficial, o temporal causou a queda de árvores, interdições em vias públicas e rodovias e danos à rede elétrica. As equipes da Defesa Civil, Serviços Públicos e Corpo de Bombeiros iniciaram os atendimentos ainda na noite de segunda, a partir das 21h, após chamados feitos ao telefone 199. A operação contou com apoio da concessionária de energia EDP.
Duas residências foram atingidas diretamente por árvores, nos bairros de Boiçucanga e Camburi, além de outras duas ocorrências com danos parciais. Famílias desalojadas em Boiçucanga foram encaminhadas para acolhimento. Ao menos 15 árvores caíram em vias públicas e rodovias. A situação mais crítica ocorreu na Estrada da Limeira, onde cerca de 20 árvores e seis postes caíram em um trecho de seis quilômetros.
Apesar do afastamento gradual da frente fria, a Defesa Civil mantém estado de atenção no Litoral Norte, devido ao solo encharcado e ao risco de novos deslizamentos. O alerta de ressaca e ventos fortes segue válido até quarta-feira (21).
As chuvas também afetaram o abastecimento de água. A Sabesp informou que a alta turbidez nos mananciais impactou a operação das estações de tratamento, com possibilidade de instabilidade no fornecimento em áreas atendidas pela ETA Boiçucanga. A previsão é de normalização gradual até esta terça (20) e recuperação total até quarta.
Fonte:Prefeitura de São Sebastião















