ad

Festa de São Pedro Pescador movimenta Ubatuba com atrações culturais, fé e tradição caiçara

Turismo27/06/2025 13h03
festa-de-sao-pedro-pescador-156995_1280-720-0-0.jpg

Com expectativa de público de 30 mil pessoas, evento chega à 102ª edição com apoio da Secretaria de Cultura do Estado e destaque para shows nacionais e manifestações populares

A tradicional Festa de São Pedro Pescador, uma das mais emblemáticas celebrações religiosas e culturais do Litoral Norte, teve início nesta quinta-feira (26) em Ubatuba, reunindo moradores, turistas, artistas e devotos na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig. Considerada a principal festividade do calendário de inverno da cidade, a festa chega à 102ª edição com uma programação intensa que se estende até domingo (29), dia dedicado ao padroeiro dos pescadores.

A expectativa da organização é de que cerca de 30 mil pessoas passem pelo evento nos quatro dias de celebração. Este ano, a festa foi contemplada com R$ 100 mil por meio de um edital da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, voltado ao fomento de festas populares. Os recursos foram destinados exclusivamente à infraestrutura e cachês artísticos.

“Conseguimos reunir grandes atrações nacionais, como Fundo de Quintal, Edu Ribeiro e Peixe Elétrico, além de valorizar artistas locais e manter viva a essência das manifestações culturais e de fé que são a alma da nossa cidade”, destacou Thaila Brito, presidente da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba).

A programação contempla mais de 20 atrações regionais, incluindo fandango caiçara, grupos folclóricos, apresentações estudantis, procissões marítimas, missas e a tradicional bênção dos anzóis na Baía de Iperoig, além de atividades como o leilão de remos e premiação das embarcações decoradas.

A realização é da Fundart, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Apoio a Festivais, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

Programação – destaques

Sexta-feira (27/6): Fandango Caiçara, apresentações de projetos educacionais, leilão de remos e show do grupo Fundo de Quintal
Sábado (28/6): Corrida de canoas, fandango, orquestras, sertanejo e encerramento com Adriano & Juliano
Domingo (29/6): Procissões terrestre e marítima, bênção dos anzóis, missa campal e apresentações de congada, dança da fita e shows musicais, com destaque para a banda Peixe Elétrico

Fonte:Redação

Mais Notícias