A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (6), as operações Mar Branco e Maiaù, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas por via marítima.
A ação tem apoio da Polícia Militar da Bahia, por meio do BOPE e da CIPE Polo, e do STelecom, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Segundo a PF, estão sendo cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e o sequestro de duas embarcações utilizadas para o transporte de cocaína ao continente europeu.
Os alvos seriam responsáveis pela logística e pelo financiamento de grandes remessas da droga.
As investigações começaram em abril de 2024, após a apreensão de cerca de duas toneladas de cocaína escondidas em um pesqueiro ancorado no subúrbio de Salvador.
O inquérito revelou uma estrutura criminosa com atuação internacional e divisão de tarefas, desde a compra e adaptação das embarcações até o envio da droga para o exterior.
As ações se estendem pelos municípios de Salvador, Simões Filho e Camaçari (BA); São Paulo, Guarulhos, Santos, Guarujá, Caraguatatuba, São Sebastião e Sorocaba (SP); e Rio de Janeiro (RJ).
Os agentes também buscam documentos e bens que comprovem a movimentação financeira e patrimonial do grupo.
Em nota, a Polícia Federal afirmou que as operações “reforçam o compromisso da instituição no combate ao tráfico internacional de drogas, à lavagem de dinheiro e ao crime organizado, protegendo as fronteiras e o litoral brasileiro de ações ilícitas que ameaçam a segurança pública e a soberania nacional”.
Fonte:POLÍCIA FEDERAL
















